quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vigésima Quarta Sessão do Cine Mais Cultura




Aconteceu na quarta-feira do dia 16 de Fevereiro de 2011, na Biblioteca Pública Municipal Dra. Maria Inês de Farias, a Vigésima Quarta Sessão do Cine Mais Cultura, com um público de 26 pessoas.

Participaram da sessão, o grupo de adolescentes do Projovem de Canema e da comunidade geral.

No Cine, foi exibido o filme - Cafundó :
Sinopse:

João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senzalas em pleno século XIX. Após deixar de ser escravo ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, se popularizando como o Preto Velho.

Elenco:
Lázaro Ramos (Equilibrista na Praça da Sé / João de Camargo) Leona Cavalli (Ajudante do equilibrista / Rosário) Leandro Firmino da Hora (Cirino) Beto Guiz (Capataz da Feira de Muares) Ernani Moraes (Coronel Justino) Faus (Mulher que dança).


Na monitoração do evento, estiverem presentes:
Coordenação da Biblioteca - Maria Juberlândia de Farias e a Cineclubista – Eulália Carla Nascimento





quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Vigésima Terceira Sessão do Cine Mais Cultura

Na Biblioteca Pública Municipal Dra.Maria Inês de Farias, no dia 09 de Fevereiro de 2011, aconteceu a 23ª. Sessão do Cine Mais Cultura em Cruz, com a participação de 20 pessoas.

O público foi dirigido para os alunos do Projovem do Bairro de Tucuns.

Foram exibidos na sessão de Cinema: o filme “O menino na Porteira”.

Sinopse:
Anos 50. No vilarejo de Rio Bonito o peão Diogo (Daniel) conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso ele conhece Rodrigo (João Pedro Carvalho), um garoto que sonha em se tornar um boiadeiro. Logo eles se tornam amigos, sendo também testemunhas das injustiças que ocorrem na região devido à ganância do major Batista (José de Abreu), dono da Fazenda Ouro Fino. O major ordena que seus capangas chantageiem os moradores locais, de forma que vendam o gado pelo preço que deseja. A situação muda quando Otacílio Mendes (Eucir de Souza), pai de Rodrigo, decide se rebelar, contando com a ajuda do farmacêutico dr. Almeida (Zedu Neves).


Estiveram sobre a monitoria do dia: Lúcia Maria do Nascimento - Cineclubista e a Cooordenadora da Biblioteca Juberlandia Farias.




quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Vigésima Segunda Sessão do Cine Mais Cultura





Aconteceu na quarta-feira do dia 02 de Fevereiro de 2011, na Biblioteca Pública Municipal Dra. Maria Inês de Farias, a Vigésima Segunda Sessão do Cine Mais Cultura, com a participação de 23 pessoas.

Participaram da sessão, o grupo de adolescentes do Projovem do Bairro de Brasília e da comunidade geral.

No Cine, foi exibido o filme "Vida de Menina" - Tendo como pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a República, Helena Morley começa a escrever o seu diário, que nos revela seu universo e um país que adolesce com a menina. É nesse diário que Helena debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias. Adolescente de ascendência inglesa, Helena vive na remota cidade de Diamantina em Minas Gerais, símbolo da era de mineração agora em franca decadência. Em um momento crítico de sua vida, ela briga para estabelecer sua liberdade e individualidade. Procurando com sofreguidão não perder uma infantil alegria de viver, e reinventando o mundo à sua maneira, Helena Morley é o diamante mais raro de Diamantina.

Na monitoração do evento, estiveram presentes:
Coordenação da Biblioteca - Maria Juberlândia de Farias e o Coordenador da Cultura – Evaldo Vasconcelos.