segunda-feira, 30 de maio de 2011

CRONOGRAMA CINEMA NA COMUNIDADE PARA O MÊS DE JUNHO

01/06 – Monitoria – Juberlândia Farias e Eulália Carla
Exibição dos Curtas: Mulheres do Brasil, O Nordestino e o toque de sua Lamparina; Cada um com seu cada qual; Disfarce Explosivo;


Mulheres do Brasil - "Mulheres do Brasil" é um longa-metragem que mistura ficção e documentário. Com 113 minutos de duração, reúne cinco histórias de escritoras brasileiras, situadas em diferentes regiões do Brasil.
De Maceió a Curitiba, passando a Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e sem deixar de fora grandes metrópoles como o Rio de Janeiro e São Paulo, o filme constrói um painel com leituras possíveis da alma feminina brasileira, através de histórias ora sensuais, divertidas e delicadas ora debochadas e cruéis. São personagens, de diferentes culturas e classes sociais, experiências de vida singulares, vivendo momentos especiais em suas trajetórias. Tempo de rupturas, descobertas, alegrias, tristezas, desvio de rotas e recomeço. Mulheres comuns movidas pela eterna e inquietante busca de seus desejos e sonhos.

Cada Um com seu Cada Qual – Duração: 15min
Sinopse: Camila, uma menina de 8 anos, vê uma caixa de papelão cair de “burro sem rabo” e tenta devolvê-la a seu dono – um catador de papel, o homem lhe dá de presente a velha caixa. Ao chegar em casa, Camila encontra uma câmera na caixa – e então começa sua aventura.

Disfarce Explosivo – Duração: 06min
“Juca Piau” cria galinhas em seu pequeno sítio para vender na vila próxima. Um dia, duas delas se recusam a ser vendidas usando vários disfarces para enganar Juca.

O Nordestino e o Toque de sua Lamparina – Duração: 08min
Sinopse: Retrata a vida sofrida do sertanejo brasileiro, mostrando seus sonhos, fantasias e criatividade ao encontrar uma lamparina mágica.

08/06 – Monitoria – Juberlândia Farias e Evaldo Vasconcelos
Exibição dos Curtas: Mulheres do Brasil (Dira Paes); Leonel e pé de vento;A garota das telas;
Devoção;

Mulheres do Brasil - "Mulheres do Brasil" é um longa-metragem que mistura ficção e documentário. Com 113 minutos de duração, reúne cinco histórias de escritoras brasileiras, situadas em diferentes regiões do Brasil.
De Maceió a Curitiba, passando a Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e sem deixar de fora grandes metrópoles como o Rio de Janeiro e São Paulo, o filme constrói um painel com leituras possíveis da alma feminina brasileira, através de histórias ora sensuais, divertidas e delicadas ora debochadas e cruéis. São personagens, de diferentes culturas e classes sociais, experiências de vida singulares, vivendo momentos especiais em suas trajetórias. Tempo de rupturas, descobertas, alegrias, tristezas, desvio de rotas e recomeço. Mulheres comuns movidas pela eterna e inquietante busca de seus desejos e sonhos.

Leonel e o pe de vento – 15'- (Animações infanto-juvenis); Leonel Pé-de-Vento é um curta-metragem em animação, 35 mm, com direção de Jair Giacomini. O projeto foi viabilizado com financiamento do Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas do Gênero Animação, promovido pelo Ministério da Cultura em 2004. A produção começou em 2005 e foi finalizada em julho de 2006.

A garota das telas – 15' - (Animações infanto juvenis) Para perseguir a mulher dos sonhos, um amante é capaz de mergulhar numa viagem a todos os gêneros e estilos do cinema e assim representar a maior de todas as artes: a arte da paixão.

Devoção – 11” - (Animações infanto juvenis) Jovem moça, muito devota, freqüenta uma Igreja no interior. Porém, seu rosto está sempre coberto por um véu, despertando boatos e a fantasia de todos na cidade. O sacristão da Igreja, muito curioso, decide investigar o mistério em torno desta moça e acaba passando pelas maiores confusões para conseguir ver o rosto dela.


15/06 – Monitoria – Juberlândia Farias e Eulália Carla
Exibição dos Curtas: Menino de Carvão; 10 Centavos; Documentário referente ao trabalho infantil;

Menino de Carvão - trata-se de um filme que denuncia o trabalho infantil e as consequências sociais de excluir uma criança da escola, negando-lhe acesso à educação. Além de mostrar a infância marginalizada, o filme também aborda a violência doméstica e a pobreza extrema em que vive o campesinato nordestino, sobretudo a figura alcoólatra e desequilibrada do patriarca da família, o pai da criança, em torno de quem se desenrola toda a trama.Padim Ciço, santo ou Coronel?. Trata-se de um documentário sobre Padim Ciço, como o chamam os romeiros. Após dois anos de captação em duas romarias. Mostrando todas as suas facetas, que o fez um dos mais polêmicos personagens da história do Brasil. De juazeiro do Norte uma Nova Jerusalém e de Padre Cícero o São Francisco Brasileiro. Críticas mordazes dos intelectuais da época e membros da Igreja, opiniões de artistas, antropólogos, socialistas e claro, dos romeiros, que fazem das romarias uma festa e espetáculo de esperança e fé. Além de toda riqueza da cultura popular do Cariri, a força da religião na vida social, na economia de cada juazeirense.

10 Centavos - 19' - Bahia 100 anos

Documentário referente ao trabalho infantil;


22/06 – Monitoria – Juberlândia Farias e Lucia Nascimento
Exibição dos Curtas: Hein; Meninos; Roubada; Santa de Casa; Ratos de Rua; Carro de Boi.
Hein – 2'44” - Memorias em 5”- Animação sobre o encontro fatal entre o garoto rebelde e uma velha distraída.

Meninos -5' – DVD 4 Memorias em 5” - Jornada de um garoto da sala de aula até o banheiro da escola, vencendo alguns de seus medos e preconceitos da infância.
Santa de Casa – 18' - (Animações para Adultos) - Oséias leva uma vida desregrada até que sua mulher tem problemas no parto. Desesperado, faz então uma promessa: se a filha sobrevivesse, ela se chamaria Aparecida; ele pararia de fumar; e durante três Carnavais ele vestiria ela de santa e a colocaria em cima de um andor no meio do seu bloco, o Grêmio Carnavalesco Quem Nunca Sentiu Vai Sentir Agora.

Roubada – 3'40” -(Animações infanto juvenis) Uma divertida e frenética perseguição de uma velhinha de cadeira de rodas a um mal encarado ladrão de bolsas.

Ratos de Rua -5' – DVD 3 - Animação feita em nanquim sobre papel, misturada a imagens feitas em vídeo digital manipuladas e fotos de jornal. Além disso, a obra tenta mostrar um pouco da realidade de crianças que vivem nas ruas do Rio.

Carros de Boi – 5' – DVD 4 -


29/06 – Monitoria – Juberlândia Farias, Lucia Nascimento, Evaldo Vasconcelos e Eulália Carla
Filme a escolher: De acordo com a programação do dia de encerramento do semestre.



Participe:
todas as quartas-feiras
a partir das 18h
Biblioteca Pública Municipal Dra Maria Inês de Farias.
Apoio:
APM Paulo Freire
Brinquedoteca Pública Municipal
Cine Mais Cultura
Ministério da Cultura
Governo Federal
Governo Municipal de Cruz

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Trigésima Quinta Sessão do Cine Mais Cultura





No dia 18 de Maio de 2011, nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Dra. Maria Inês de Farias, aconteceu a Trigésima Quinta Sessão do Cine Mais Cultura em Cruz, com a participação de 50 pessoas.

Nesta noite, tivemos como comemoração especial a abertura da 9 SEMANA DE MUSEUS, abordando o tema: “Museu e Memória, em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio.

Como comemoração ao Dia dos Museus, exibimos o filme: “Uma noite no Museu”.

Larry Daley (Ben Stiller) é um homem de bom coração, que arranja um emprego como segurança noturno em um museu de história natural. Logo em seu 1º turno coisas estranhas começam a acontecer: esqueletos de dinossauros e estátuas de cera começam a ganhar vida. Em meio ao caos instalado no museu, a única pessoa que pode ajudá-lo é a estátua de cera de Theodore Roosevelt (Robin Williams), que, assim como os demais, também ganhou vida.

Participaram da sessão, os grupos do Pró – Jovem dos Bairros de Brasília, Tucuns, Canema e Ceru e pessoas da população geral.

Na monitoração da noite, esteve a frente: José Evaldo de Vasconcelos – Coordenador da Cultura e a Coordenadora da Biblioteca – Juberlândia Farias.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Trigésima Quarta Sessão do Cine Mais Cultura



No espaço da Biblioteca Pública Municipal Maria Inês de Farias, dia 11 de Maio de 2011, quarta-feira, aconteceu a Trigésima Quarta Sessão do Cine Mais Cultura em Cruz.
Esta sessão teve a participação de 20 pessoas.

Participaram da Sessão, adolescentes do Pró-Jovem do Bairro de Tucuns e Canema.

Estiveram sobre a monitoria da noite: Eulália Carla Muniz, Cineclubista e a Coordenadora da Biblioteca – Juberlândia Farias.

Foram exibidos na sessão de Cinema:
Abertura – Vídeo do UNICEF contra o Racismo e exibição dos Curtas: O bailarino e o bonde; O nordestino e o toque de sua lamparina e a brincadeira dos cocos.

O bailarino e o bonde 10'; O filme conta a história de um motorneiro e suas relações com os passageiros de bonde, principalmente em tempos de carnaval, quando o bonde seguia cheio de foliões e marchinhas. No final, o filme mostra a chegada dos ônibus e suas consequências imprevisíveis na vida dos moradores da cidade.( Festival Jeri 02).

O nordestino e o toque de sua lamparina 8'; O Nordestino e Toque de sua Lamparina, retrata a vida sofrida do sertanejo do Brasil, mostrando seus sonhos, fantasias e criatividade ao encontrar uma lamparina mágica.( curtas infantis 1).

A brincadeira dos cocos 5' ; O vídeo mostra a poética e o cotidiano dos catadores e dançadores de”coco de roda” no estado da paraíba. ( Memórias em 5 minutos do Festival de Cinema da Bahia-DVD 02)

Durante as exibições estão sendo distribuídas pipocas e refrigerantes com o apoio da Secretaria de Ação Social.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sessão Especial do Cine Mais Cultura



No dia 09 de Maio de 2011, nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Dra. Maria Inês de Farias, aconteceu mais uma Sessão Especial do Cine Mais Cultura em Cruz, com a participação de 20 pessoas.

No momento exibimos como abertura da noite, os curtas abordando o tema “Racismo” e tivemos também a exibição do filme: “Um adorável professor”.

Sinopse do filme:

Em 1964, um músico (Richard Dreyfuss) resolve começar a lecionar para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compor uma sinfonia. Mas os alunos se mostram pouco interessados e as coisas se complicam quando a esposa dele da luz a um bebê surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, o professor se envolve cada vez mais com a escola, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor.


Participaram da sessão os componentes da Banda de Música Municipal.
Na coordenação da noite, esteve a frente: José Renato de Freitas – Monitor.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Trigésima Terceira Sessão do Cine Mais Cultura




Na Biblioteca Pública Municipal Dra.Maria Inês de Farias, no dia 04 de Maio de 2011, aconteceu a Trigésima Terceira Sessão do Cine Mais Cultura em Cruz, com a participação de 22 pessoas.


O público foi dirigido para os alunos do Projovem do Bairro de Brasília. Foram exibidos na sessão de Cinema, os curtas:

Cada um com seu cada qual 15'; Camila, uma menina de 8 anos, vê uma caixa de papelão cair de “burro sem rabo” e tenta devolvê-la a seu dono – um catador de papel, o homem lhe dá de presente a velha caixa. Ao chegar em casa, Camila encontra uma câmera na caixa – e então começa sua aventura. .(Curta Criança 2).

O sapo18'; Para se aproximar da garota de seus sonhos, o pequeno Lucas terá de viver um papel muito curioso. (curta criança 2).

Pé com fé e fé com pé 5'; um vídeo experimental sobre Kátia, uma mulher que, por ser tetraplégica, escreve, pinta, costura e se comunica com o pé. ( Memórias em 5 minutos do Festival de Cinema da Bahia-DVD 02)

Alma carioca 6'; História de um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro na década de 20 e testemunha o surgimento do Choro, quando encontra os grandes mestres pioneiros desse estilo puramente carioca. ( Curta Infantis 1).


Estiveram sobre a monitoria da noite: a Cineclubista – Lúcia Maria do Nascimento e a Cooordenadora da Biblioteca - Juberlandia Farias.