sexta-feira, 12 de agosto de 2011

43ª Sessão

No dia 10 de Agosto de 2011, nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Dra. Maria Inês de Farias, aconteceu a Quadragésima Terceira Sessão do Cine Mais Cultura em Cruz, com a participação de 20 pessoas.

No momento exibimos os curtas:
Sinopse - Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartunista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956.
Em preto e branco fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.
Depois de finalmente encontrar uma árvore que lhe fornece sombra, o bode Bartô tem de encarar um lenhador decidido a cortá-la. (Animação para a primeira infância).

Participaram da sessão os adolescentes do Projovem e população geral. Na coordenação da noite, esteve a frente a cineclubista: Eulália Carla Nascimento.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quadragésima Segunda Sessão do Cine Mais Cultura

No dia 03 de Agosto de 2011, nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Dra. Maria Inês de Farias, aconteceu a Quadragésima Segunda Sessão do Cine Mais Cultura em Cruz. No momento, tivemos a participação de 50 adolescentes.

Nesta noite, fizemos a divulgação e apresentação do material que recebemos da 4ª. Mostra Itinerante For Rainbom da Diversidade sexual. Com temática exclusiva LGBT, a mostra itinerante do IV For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual – disponibilizou 150 kits de seus filmes para distribuição e exibição. O material já foi solicitado por 110 instituições, sendo 66 entidades contempladas pelo programa Cine Mais Cultura.
O Cineclube de Cruz participou da seleção e foi agraciado com um dos Kits, que foram exibidos na noite do Cine:

Mostra Itinerante – 4° For Rainbow – Festival da diversidade Sexual
On my own – 4'
E agora Luke (RJ) - Direção: Alan Nóbrega - Ani, 04 min, 2010 - Luke é um rapaz que está iniciando a sua vida adulta e é obrigado a se defrontar com os seus valores religiosos, morais, sociais, após um segredo seu ser descoberto.
Glossário (CE) - Direção: Fabinho Vieira - Exp, 02 min, 2008 - Duas travestis, com todo seu carisma e encanto, revelam os significados dos termos e gírias próprios que já caíram no gosto popular.

Sem Purpurina - Realidade LGBT Na Baixada Santista (SP) - Direção: Fernanda Balbino, Lara Finochio, Lívia Carvalho e Xenda Amici - Doc, 15 min, 2009 - O documentário mostra os sonhos, as alegrias, os dramas e a luta contra o preconceito sob a visão da comunidade GLBTT e especialistas.
Calango – Animação para primeira infância 2 – 10'

Participaram da sessão, os grupos do Projovem e suas Orientadoras dos Bairros de Brasília, Tucuns, Canema e Ceru, Adolescentes Amigos da Leitura e pessoas da população geral. E ainda tivemos como convidados especiais, que participaram do debate, a Assistente Social e o Psicólogo do CRAS, juntamente com os homossexuais Antônio Flávio e Pedro Damasceno.

Na monitoração da noite, estiveram a frente: José Evaldo de Vasconcelos – Coordenador da Cultura e a Coordenadora da Biblioteca – Juberlândia, Cineclubista – Lúcia Nascimento e a Coordenadora do Projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura – Silvany Rios.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Imagens da Mostra da Diversidade Sexual





















Cinema na Comunidade no mês de Agosto

Cinema na Comunidade no mês de Agosto

> 03/08 – Cineclubistas – Evaldo e Lucinha
Mostra Itinerante – 4° For Rainbow – Festival da diversidade Sexual
On my own – 4'
E agora Luke (RJ) - Direção: Alan Nóbrega - Ani, 04 min, 2010 - Luke é um rapaz que está iniciando a sua vida adulta e é obrigado a se defrontar com os seus valores religiosos, morais, sociais, após um segredo seu ser descoberto.
GLOSSário (CE) - Direção: Fabinho Vieira - Exp, 02 min, 2008 - Duas travestis, com todo seu carisma e encanto, revelam os significados dos termos e gírias próprios que já caíram no gosto popular.
Sem Purpurina - Realidade LGBT Na Baixada Santista (SP) - Direção: Fernanda Balbino, Lara Finochio, Lívia Carvalho e Xenda Amici - Doc, 15 min, 2009 - O documentário mostra os sonhos, as alegrias, os dramas e a luta contra o preconceito sob a visão da comunidade GLBTT e especialistas.
Calango – Animação para primeira infância 2 – 10'

>10/08 – Cineclubista – Eulália
Morte e vida severina – Sinopse - Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartunista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956.
Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor. Duração - 56 minutos. Faixa de Ensino - FUNDAMENTAL E MÉDIO
Bartô - 7:00 min. – Animação para a primeira infância

> 17/08 – Cineclubista – Lúcia
Céu Limpo - 14' – Sinopse - Baseado no conto homônimo do escritor cearense Eduardo Campos, Céu Limpo expõe o drama de Leôncio e Chica que, inseridos numa realidade desoladora e cruel, fazem da esperança a sua principal aliada - Festival de Jeri/Disco 2
Ana Beatriz – 9' - Festival de Jeri/Disco 3
Trópico das cabras – Ficção - Duração 23 min. Sinopse - Um casal em crise parte do litoral para o interior de São Paulo, num Chevette, para salvar ou perder de vez sua relação. Aos poucos, se entregam a um estranho jogo sexual. Encontros e desencontros do amor
O anão que virou gigante – 10' - Festival de Jeri/Disco 3

>24/08 – Cineclubista – Evaldo
O casamento de Corisco e Dadá numa noite de São João 31'04 -(Disco Revela Ceará Jovem)
Josué e o pé de Macaxeira - (Festival Jeri/ Disco 2) 12” - O filme nos remete de súbito à nossa infância, aos desenhos da época em que não tínhamos barba, onde nosso herói irrompia o limite das nuvens, conduzido por um pé de feijão, e invadia o castelo do gigante do mal.
Dessa vez somos levados até lá por um caipira simpático chamado Josué, que por acaso foi alçado aos céus por um pé de macaxeira, cujas sementes foram compradas despretensiosamente de um andarilho, um ambulante, ou melhor, um vendedor de sonhos ambulante.
Lançado na aventura, Josué adentrou o imenso castelo, conhecendo lá uma esquálida galinha que põe ovos de ouro e um trio de forró que só toca para o deleite do ilustre herói.
Mulheres do Brasil - 3° episódio - Telma (Roberta Rodrigues) é uma porta-bandeira, que enfrenta os problemas do cotidiano para manter a tradição familiar e, assim como a avó e a mãe, conquistar o prêmio máximo no Carnaval do Rio de Janeiro. Laura (Bete Coelho) é uma mulher que, aos 45 anos, precisa enfrentar as dificuldades de retornar ao competitivo mercado de trabalho de São Paulo, após o fim de seu casamento. Esmeralda (Camila Pitanga) é uma mulher do interior da Bahia que, desde criança, segue a fé cristã mas apresenta fortes traços de personalidade e dubiedade de um anjo-demônio. Ana (Luana Carvalho) é uma jovem universitária de Maceió que, após conhecer um casal formado por uma rendeira e um pescador, revê seus valores de vida. Já Martileide (Carla Daniel) é uma garçonete de Curitiba que, inconformada com a vida que leva em um bairro pobre, redescobre a esperança através da voz de um locutor de rádio.
O bloqueio - 10 min. Animação para adultos 3

>31/08 – Cineclubista – Eulália
Pequenas histórias (TV Escola) 80'
A mulher do atirador de facas – 10' - O amor é uma faca afiada, que fere, corta, zune veloz com o rumo nem sempre preciso. Encontros e desencontros do amor

Quando e Onde
Todas as quartas-feiras, à partir das 18h na Biblioteca Pública Municipal Dra Maria Inês de Farias.

Apoio:
Cine Mais Cultura
Ministério da Cultura
Governo Federal
Governo Municipal de Cruz

Realização:
Coordenação de Cultura
Coordenação da Biblioteca
APM Paulo Freire
Brinquedoteca Pública Municipal

Por: Evaldo Vasconcelos