quinta-feira, 28 de julho de 2011

5ª Mostra Itnerante For Rainbom




Com temática exclusiva LGBT, a mostra itinerante do IV For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual – disponibilizou 150 kits de seus filmes para distribuição e exibição. O material já foi solicitado por 110 instituições, sendo 66 entidades contempladas pelo programa Cine Mais Cultura. Os demais kits serão destinados aos Pontos de Cultura do Ceará, estado onde acontece a mostra.



Os filmes concorrem ao troféu Artur Guedes, na categoria Melhor Filme, selecionado por júri popular em todas as localidades de exibição. O “kit For Rainbow” é composto por um DVD com filmes de curta e média-metragem nacionais, um catálogo, um CD com produtos gráficos para reprodução e textos de interesse da questão LGBT, um cartaz, produtos artesanais com motivos LGBT e camiseta para sorteio ao público das sessões itinerantes.


O Cineclube de Cruz participou da seleção e foi agraciado com um dos Kits, que estará exibindo no dia 03/08/2011 na Biblioteca Pública Municipal.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Poesia - Cinema Projovem

Pra falar a verdade,
Eu adorei e não esqueci,
Dos filmes e de tudo que eu vi.

Quando começamos a ver os filmes
E a comentar,
Eu gostei de todos os filmes,
E comecei a me interessar.

Teve vários filmes que,
Tinha a ver comigo,
Filmes sobre a família,
Cenas sobre amigos.

Filmes que retratavam,
Sobre a realidade brasileira,
Cenas de violência,
De tristeza e pobreza.

Mas, não devemos pensar,
Apenas em tristezas,
Lembro das cenas alegres
De desenho animado e brincadeiras.

Deveria ficar pra sempre,
Na memória de todo mundo,
Filmes educativos e que,
Mostram muito sobre tudo.

Espero daqui pra frente,
Tudo fique melhor ainda,
Todos os filmes fiquem interessantes,
E que, nos lembrem da vida.

Queria ficar bem velhinho,
E ainda lembrar,
Desses filmes maravilhosos,
Que vocês costumam passar.

Agradeço a todos da Biblioteca,
E também queria dizer,
Que cada filme que assisti,
Prometo nunca esquecer.

Depoimento de Érika Sabrina – Aluna do Projovem Adolescente do Bairro de Brasília.

Encerramento Semestral na Quadragésima Primeira Sessão do Cine Mais Cultura

















A quadragésima Primeira Sessão do Cine Mais Cultura do dia 13 de Julho de 20011, foi marcada pelo encerramento semestral do Cine com a parceria do Projovem Adolescente. Público este, que manteve sua participação ativa, durante todas as sessões do Cinema.



Como atividades da noite, tivemos a apresentação dos depoimentos dos alunos sobre a contribuição das sessões como suporte de estudo dos temas abordados e trabalhados no projeto.



O evento contou ainda, com a participação especial da comitiva do CRAS,(Assistente Social e Técnica de Referência do Pro-jovem – Dayse Vasconcelos, Coordenadora do CRAS- Andréa Carla Brandão, Assistente Social – Érika e a Pedagoga – Aparecida Mota),que vieram prestigiar o momento, juntamente com as Orientadores do Pro-jovem, trazendo palavras de agradecimento como reconhecimento dos trabalhos prestados pelo grupo.




Para finalizar as sessões desse semestre, exibimos o filme: As Viagens de Gulliver's.




Sinopse:



Lemuel Gulliver (Jack Black) trabalha há 10 anos como entregador de correspondência de um jornal de Nova York. Ele sonha em ser algo maior, mas não tem coragem para se arriscar junto aos editores de seu local de trabalho. O mesmo vale para Darcy Silverman (Amanda Peet), editora do jornal por quem é apaixonado há anos. Um dia, pressionado para que enfim se declare, ele se enrola e acaba recebendo uma oferta para que escreva um texto sobre suas viagens, que será analisado por Darcy. Como consequência, ela o envia para realizar uma matéria no Triângulo das Bermudas, onde ficará por três semanas. Só que, ao chegar lá, seu barco é tragado por uma forte tempestade, que o leva à cidade de Lilliput, onde as pessoas são bem pequenas. Inicialmente Gulliver é considerado uma ameaça, mas aos poucos conquista a simpatia dos moradores locais e modifica por completo sua rotina.




Participaram da sessão os adolescentes do Pró-jovem de Tucuns, Brasília, Aningas e Canema, além das crianças da população geral, totalizando 52 participantes.




Na coordenação da noite, estiveram a frente: Evaldo Vasconcelos Coordenador de Cultura, Cineclubista – Lúcia Maria do Nascimento e a Coordenadora da Biblioteca Juberlandia Farias.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Quadragésima Sessão do Cine Mais Cultura

Aconteceu na quarta-feira do dia 06 de Julho de 2011, na Biblioteca Pública Municipal Dra. Maria Inês de Farias, a Quadragésima Sessão do Cine Mais Cultura, com a participação de 15 pessoas.

Participaram da sessão, o grupo de adolescentes do Projovem do Bairro de Canema e Tucuns e da comunidade geral.

Exibição dos curtas: O anão que virou gigante, Josué e o pé de Macaxeira e Mulheres do Brasil.

Josué e o Pé De Macaxeira 11,32'

Ao trocar seu burro por uma "macaxeira mágica", Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica.

O Anão que Virou Gigante -10'

A improvável - todavia autêntica - história do anão que virou gigante.

Mulheres do Brasil

Telma (Roberta Rodrigues) é uma porta-bandeira, que enfrenta os problemas do cotidiano para manter a tradição familiar e, assim como a avó e a mãe, conquistar o prêmio máximo no Carnaval do Rio de Janeiro. Laura (Bete Coelho) é uma mulher que, aos 45 anos, precisa enfrentar as dificuldades de retornar ao competitivo mercado de trabalho de São Paulo, após o fim de seu casamento. Esmeralda (Camila Pitanga) é uma mulher do interior da Bahia que, desde criança, segue a fé cristã mas apresenta fortes traços de personalidade e dubiedade de um anjo-demônio. Ana (Luana Carvalho) é uma jovem universitária de Maceió que, após conhecer um casal formado por uma rendeira e um pescador, revê seus valores de vida. Já Martileide (Carla Daniel) é uma garçonete de Curitiba que, inconformada com a vida que leva em um bairro pobre, redescobre a esperança através da voz de um locutor de rádio.

Na monitoração do evento, estiverem presentes:
Coordenação da Biblioteca - Maria Juberlândia de Farias e o Coordenador da Cultura – Evaldo Vasconcelos.