sexta-feira, 29 de abril de 2011

Trigésima Segunda Sessão do Cine Mais Cultura




Aconteceu na quarta-feira do dia 27 de Abril de 2011, na Biblioteca Pública Municipal Dra. Maria Inês de Farias, a Trigésima Segunda Sessão do Cine Mais Cultura.

Participaram da sessão, o grupo de adolescentes do Projovem do Bairro de Brasília e Aningas e da comunidade geral.

Exibição do filme: Vida de Menina

Sinopse:
Tendo como pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a República, Helena Morley começa a escrever o seu diário, que nos revela seu universo e um país que adolesce com a menina. É nesse diário que Helena debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias. Adolescente de ascendência inglesa, Helena vive na remota cidade de Diamantina em Minas Gerais, símbolo da era de mineração agora em franca decadência. Em um momento crítico de sua vida, ela briga para estabelecer sua liberdade e individualidade. Procurando com sofreguidão não perder uma infantil alegria de viver, e reinventando o mundo à sua maneira, Helena Morley é o diamante mais raro de Diamantina.

Na monitoração do evento, estiverem presentes:
Coordenação da Biblioteca - Maria Juberlândia de Farias e o Coordenador da Cultura – Evaldo Vasconcelos.

Trigésima Primeira Sessão do Cine Mais Cultura

No espaço da Biblioteca Pública Municipal Dra Maria Inês de Farias, apresentamos no dia 20 de Abril de 2011, a rigésima Primeira Sessão do Cine Mais Cultura.

Na noite foram exibidos os curtas:

Rua das Tulipas - de Alê Camargo . Acostumado a criar soluções para todos os moradores da Rua das Tulipas, um grande inventor – depois de ver a felicidade de todos os seus vizinhos – descobre que ainda falta fazer uma pessoa feliz... DF, 2007, Animação, Colorido, 10 min.Animação para crianças.

Meninos é a divertida jornada de um garoto, de sua sala de aula até o banheiro da escola, vencendo alguns de seus medos e preconceitos da infância. O curta-metragem aborda a questão das relações humanas, incentivando o respeito à diversidade e resgatando valores como amizade e inocência.

Menção Honrosa - Memórias em 5 minutos do Festival de Cinema da Bahia.

O homem que bota ovos – de Rafael Conde. O sapateiro Bonifácio e sua mulher, Suely, moram em uma cidadezinha do interior mineiro. Bonifácio adora a esposa e confia nela totalmente. Um dia, porém, ele encontra um amigo que lhe assegura que mulheres não conseguem guardar segredos. Bonifácio acha isso um desaforo, mas acaba aceitando a sugestão do amigo: contar um segredo para a esposa e esperar para ver... MG, 2006, Ficção, Colorido, 13 min. Curta Criança 2.

Participam da Sessão o Pró – jovem do Bairro de canema.

Na monitoração da noite estiveram presentes: Eulália Carla Nascimento – Cineclubista e a coordenadora da Biblioteca, Juberlândia Farias - Coordenadora da Biblioteca .

Cronograma Cinema na Comunidade – Maio 2011

04/05 –Exibição dos Curtas: O homem que bota ovo; O sapo;Pé com fé e fé com pé e Alma carioca – MONITORIA – Lúcia Nascimento e Juberlândia Farias.
Abertura – Vídeo do UNICEF contra o Racismo;
O homem que bota ovo - 13'; O sapateiro Bonifácio e sua mulher, Suely, moram em uma cidadezinha do interior mineiro. Bonifácio adora a esposa e confia nela totalmente. Um dia, porém, ele encontra um amigo que lhe assegura que mulheres não conseguem guardar segredos. Bonifácio acha isso um desaforo, mas acaba aceitando a sugestão do amigo: contar um segredo para a esposa e esperar para ver... (curta criança 2).
O sapo18'; Para se aproximar da garota de seus sonhos, o pequeno Lucas terá de viver um papel muito curioso. (curta criança 2).
Pé com fé e fé com pé 5'; um vídeo experimental sobre Kátia, uma mulher que, por ser tetraplégica, escreve, pinta, costura e se comunica com o pé. ( Memórias em 5 minutos do Festival de Cinema da Bahia-DVD 02)
Alma carioca 6'; História de um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro na década de 20 e testemunha o surgimento do Choro, quando encontra os grandes mestres pioneiros desse estilo puramente carioca. ( Curta Infantis 1).



11/05 –Exibição dos Curtas: O sapo; O bailarino e o bonde; O nordestino e o toque de sua lamparina e a brincadeira dos cocos. – MONITORIA – Eulália Carla e Juberlândia Farias.
Abertura – Vídeo do UNICEF contra o Racismo;
O sapo18'; Para se aproximar da garota de seus sonhos, o pequeno Lucas terá de viver um papel muito curioso. (curta criança 2).
O bailarino e o bonde 10'; O filme conta a história de um motorneiro e suas relações com os passageiros de bonde, principalmente em tempos de carnaval, quando o bonde seguia cheio de foliões e marchinhas. No final, o filme mostra a chegada dos ônibus e suas consequências imprevisíveis na vida dos moradores da cidade.( Festival Jeri 02).
O nordestino e o toque de sua lamparina 8'; O Nordestino e Toque de sua Lamparina, retrata a vida sofrida do sertanejo do Brasil, mostrando seus sonhos, fantasias e criatividade ao encontrar uma lamparina mágica.( curtas infantis 1).
A brincadeira dos cocos 5' ; O vídeo mostra a poética e o cotidiano dos catadores e dançadores de”coco de roda” no estado da paraíba. ( Memórias em 5 minutos do Festival de Cinema da Bahia-DVD 02)



18/05 - Exibição dos Curtas: Malasarte vai à feira; Cada um com seu cada qual; Disfarce explosivo e o nordestino e o toque da lamparina – MONITORIA – Evaldo e Juberlândia Farias.
Abertura – Vídeo do UNICEF contra o Racismo;
Malasarte vai à feira 12';Numa feira no interior de Minas, o lendário Pedro Malasartes tenta encher a barriga, nem que para isso precise cozinhar uma bela sopa de pedra. (Curta Criança 2).
Cada um com seu cada qual 15'; Camila, uma menina de 8 anos, vê uma caixa de papelão cair de “burro sem rabo” e tenta devolvê-la a seu dono – um catador de papel, o homem lhe dá de presente a velha caixa. Ao chegar em casa, Camila encontra uma câmera na caixa – e então começa sua aventura. .(Curta Criança 2).
Disfarce explosivo 6'; Juca Piau cria galinhas em seu pequeno sítio para vender na vila próxima. Um dia, duas delas se recusam a ser vendidas usando vários disfarces para enganar Juca Piau. ( curtas infantis 1).
O nordestino e o toque da lamparina 8';O Nordestino e Toque de sua Lamparina, retrata a vida sofrida do sertanejo do Brasil, mostrando seus sonhos, fantasias e criatividade ao encontrar uma lamparina mágica.( curtas infantis 1).



25/05 - Exibição dos Curtas: Ele; Catálago de meninas; Malasarte e Calango – MONITORIA – Lúcia Nascimento e Juberlândia Farias.
Abertura – Vídeo do UNICEF contra o Racismo;
Ele 13'; Animação produzida por crianças de Vitória (ES) conta a infância do compositor Noel Rosa no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, desde seu primeiro contato com a música até o sucesso nas rádios. ( Animações para crianças).
Catálago de meninas 13'; Dalvinha é uma menina de 14 anos que mora com a mãe e o padrasto. Durante o dia, dentro de casa, ela é tratada como uma empregada doméstica até que conhece o cabaré tropical e muda de rumo de sua vida. DVD 3 – Bahia 100 anos).
Malasarte vai à feira 12'; Numa feira no interior de Minas, o lendário Pedro Malasartes tenta encher a barriga, nem que para isso precise cozinhar uma bela sopa de pedra. (Curta Criança 2).
Calango 8'; Um esfomeado calango decide que um grilo será sua próxima refeição... Mas as coisas não serão tão simples quanto ele imagina. DF, 2007, Animação, Colorido, 7 min. ( Animação para 1ª infância 2).




Participe:todas as quartas-feiras
A partir das 18h
Biblioteca Pública Municipal Dra Maria Inês de Farias.

Apoio:Cine Mais Cultura
Ministério da Cultura
Governo Federal
Governo Municipal de Cruz

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Trigésima Sessão do Cine Mais Cultura

Exibimos no dia 13 Abril de 2011, na Biblioteca Pública Municipal, a 30ª. Sessão do Cine Mais Cultura, com a participação de 15 pessoas. Tivemos como participantes do momento, adolesecentes do Pró- Jovem do Bairro de Tucuns. Para apreciação do público, foi exibido os curtas: Rodando a Moenda -Filme que trata da fé e da coragem de um povo que luta para sobreviver através do esforço de suas mãos. Memórias em 5 minutos do Festival de Cinema da Bahia.


Bartô de Luiz Botosso e Thiago Veiga. Aborda a ação nociva do homem à natureza de forma leve e animada. GO, 2006, Animação, Colorido, 7 min; ( Animação para 1ª infância 2)


As coisas que moram nas coisas - Enquanto acompanham sua família formada por catadores de lixo, três crianças atribuem novos significados aos objetos descartados pela cidade, inventando brincadeiras e pontos de vista. de Bel Bechara e Sandro Serpa. São Paulo, 2006, Ficção, Colorido, 14 min. Curta Criança 02.


Na monitoração da noite estiveram presentes: Cineclubista – Lúcia Maria do Nascimento e Juberlândia Farias - Coordenadora da Biblioteca.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vigésima Nona Sessão do Cine Mais Cultura

Aconteceu na quarta-feira do dia 30 de Março de 2011, na Biblioteca Pública Municipal Dra. Maria Inês de Farias, a Vigéssima Nona Sessão do Cine Mais Cultura, com a participação de 23 pessoas. Participaram da sessão, o grupo de adolescentes do Projovem do Bairro de Brasília e da comunidade geral. No Cine, foi exibido foi: Novembrada Sinopse: Durante o último governo da ditadura militar no Brasil, em 30 de novembro de 1979, a visita a Florianópolis (SC) do então Presidente da República, General João Baptista Figueiredo, é marcada pela repressão a um protesto pacífico de estudantes universitários, transformando-se numa incontrolável revolta popular. O fato, que ficou conhecido na história como ?novembrada?, obrigou os militares a uma nova postura frente à nação, dando início ao processo das ?diretas já?. Na monitoração do evento, estiveram presentes: Coordenação da Biblioteca - Maria Juberlândia de Farias e o Coordenador da Cultura – Evaldo Vasconcelos.